Início Escola Existe 1 psicólogo para cada 1700 alunos!

Existe 1 psicólogo para cada 1700 alunos!

149
0

Eu não sei bem como quantificar isto… Lembro-me sempre de Ricardo Araújo Pereira quando ele verifica algo sem sentido e diz do alto da sua sabedoria… “Isto é estúpido!”

Sim, isto é estúpido! Um número destes devia envergonhar qualquer um. Num país com tantos alunos com problemas disciplinares, com tantos alunos a apresentarem evidentes distúrbios e com tantos alunos com famílias desequilibradas, os “tratadores” da mente deviam ter uma presença mais efetiva nas escolas.

Passamos o tempo a dizer que os professores são para dar aulas, mas a verdade é que os professores  são professores, são psicólogos e algumas vezes até são pais… Os professores precisam de focar-se mais nas questões pedagógicas em vez de “perderem” tempo precioso a lidar com situações de indisciplina.

A escola precisa de ajuda, os dados que apresentei no ComRegras são reais e não se baseiam em sensações ou teorias…

A disponibilidade da Ordem dos Psicólogos em entregar um contributo para a prevenção da indisciplina e violência nas escolas é de louvar.

Trabalhemos em conjunto para superar a adversidade. O futuro ainda não está escrito…

Psicólogos querem contribuir para prevenir indisciplina e violência escolar

Para o bastonário dos psicólogos, “não há nada de surpreendente, nem muitas novidades” neste estudo.”Podemos fazer todos os estudos e levantamentos possíveis, mas se não trabalharmos a mudança comportamental os resultados irão manter-se”, disse Francisco Rodrigues.

A este propósito, alertou para a situação de “elevada precariedade” que estes profissionais vivem.”Além dos parcos recursos decorrentes de só trabalharem meio tempo” ainda têm os gastos das deslocações entre as escolas do agrupamento, uma situação que considera “absolutamente insustentável”.

A campanha alerta ainda o Governo e outras entidades decisoras para a necessidade da existência de, pelo menos, mais 500 psicólogos nas escolas.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here