Têm chegado denúncias ao ComRegras de situações de covid-19 em algumas escolas que não foram do conhecimento da comunicação social. Não que seja uma obrigatoriedade, mas é justo levantar a questão se a comunidade educativa está a ser devidamente informada dos casos de covid-19 ou que estão a aguardar resultados? As informações que tenho recebido é de que não.
Percebo o argumento dos que afirmam que o objetivo é não causar o pânico ou até proteger a identidade dos visados, tudo bem, mas não será contraproducente saber-se por fontes não oficiais que este ou aquele aluno/professor/funcionário estão contaminados ou a aguardar resultados?
A desconfiança origina o boato e o boato torna-se credível, e não há nada pior do que ter boatos que se tornam credíveis. Estes vão alimentar a desconfiança, o alarmismo, potenciando assim situações desagradáveis para os hipotéticos visados e para toda a dinâmica escolar e familiar.
Já não acredito que esta estratégia não esteja devidamente concertada, não se trata apenas de coincidências… Só falta saber se esta omissão foi por iniciativa dos diretores ou por imposição de entidades superiores como a DGS/Ministério da Educação.
Lembro por isso as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa no início disto tudo
Acho que já nem o próprio Presidente da República acredita no que disse, pois de certeza que ele próprio também tem conhecimento que a verdade está a ser omitida. O intuito até pode ser o melhor, mas é um erro e vai apenas gerar mais incertezas e revolta nas pessoas.
Digam a verdade, as pessoas merecem saber a verdade!
Alexandre Henriques