Início Editorial “Está na hora, da caminha, vamos lá dormir…”

“Está na hora, da caminha, vamos lá dormir…”

295
1

vitinhoConforme noticiado no “Destak”, ver aqui, um terço dos alunos tem sono nas aulas. No estudo realizado diz que os alunos utilizam as horas de descanso a ler e à frente do computador. Penso que aqui faltou um objeto essencial, o telemóvel.

Em diversas conversas que tive com alunos, sempre que abordamos a questão do sono, vem sempre à baila o telemóvel como o principal motivo para estes não dormirem convenientemente. Muitos deles têm o dito ao lado da cama e, apesar de estar em silêncio continua ligado. De sms em sms, lá se vai passando a noite e de manhã é o cargo dos trabalhos para se levantarem.

Por muito que os pais arranjem desculpas para os seus filhos ficarem com o telemóvel durante a noite, não consigo encontrar uma que justifique esta permissividade, vejamos:

preciso do telemóvel para ver as horas – existem relógios…

preciso do telemóvel para acordar de manhã – existem despertadores…

preciso do telemóvel como lanterna – existem luzes de presença…

preciso do telemóvel para adormecer com música – existem mp3, mp4… (É melhor não por causa dos vídeos…)

sinto-me melhor com o telemóvel por perto – arranjem um peluche…

Devem existir outros “preciso”, mas de momento não me ocorre mais nenhum.

Esta deveria ser uma “não questão”, desde que as regras fossem estabelecidas pelos pais com toda a naturalidade. Compreendo que existam crianças/jovens que tenham alguma dificuldade em adormecer, mas como nos bebés, a rotina é importante nestas matérias. A rotina do sono deve existir, e os pais devem estabelecê-la de modo a sincronizar o “relógio” biológico. Em resumo, regras e rotinas são os ingredientes necessários para uma boa noite de sono.

Outro dos motivos que perturba o sono dos nossos jovens são as saídas noturnas em tempo de aulas. Salve uma situação esporádica, as saídas noturnas devem ser evitadas. Faz-me muita confusão ver jovens de 12, 13 anos na rua quando ainda por cima no dia seguinte têm aulas. Mesmo que os pais estabeleçam uma hora razoável para chegar a casa, a “noite” desperta, e o retorno à calma demora o seu tempo.

Numa breve pesquisa,  encontrei os 10 sinais de quem tem falta de sono num artigo da revista Visão.

E as 8 consequências da privação do sono pelo blogue Esmeraldazul.

Por fim, fiquem a saber quantas horas é que devem dormir.

tabela_idade_sono

“Sonhos lindos, adeus e até amanhãaaaa…”

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here