Início Escola Eis as Aprendizagens Essenciais para todo o Ensino Básico

Eis as Aprendizagens Essenciais para todo o Ensino Básico

14608
6
COMPARTILHE

Apesar de ainda estarem em consulta pública, todos sabemos que pouco ou nada será alterado. Podemos por isso analisar o documento com alguma segurança.

Lembro que em setembro foram publicadas as Aprendizagens Essenciais (AE) dos primeiros anos de cada ciclo, agora foram disponibilizadas as AE para todo o Ensino Básico (o Ensino Secundário sairá em breve).

Este Ministério da Educação optou por não reformular os currículos, o que na minha opinião foi uma decisão correta pois estaríamos perante uma nova reforma estrutural, alterando todos os manuais escolares e com custos agravados para as famílias portuguesas.

Reduzir é muito importante, os programas são efetivamente muito grandes, mas mais importante que a redução foi uma certa limpeza que foi feita, terminando com a repetição de conteúdos em algumas disciplinas, fruto da herança de programas em espiral que aconteceu nos últimos anos.

As AE foram elaboradas pelas Associações de Professores, por isso foram professores que fizeram as propostas e que agora estão disponíveis para consulta pública. Algo que também me agrada.

Carreguem na imagem para aceder ao documento

Fonte: DGE

COMPARTILHE

6 COMENTÁRIOS

  1. Nalgumas disciplinas não é uma limpeza é um corte à máquina zero! Se a herança do professor Crato era manifestamente má amputar currículo a este ponto só pode ser uma brincadeira de mau gosto. Mas numa penada acabam, por exemplo, com quase tudo nas grandezas e medidas para alunos do 4º ano??? Ensandeceram? Um currículo minimalista como este vai gerar a maior discriminação que já se viu na Lusa Pátria… Deste modo, até porque as metas continuam, vai permitir diferentes graus de dificuldade, e respectivos planos curriculares, em diferentes agrupamentos e zonas do país… Já vejo alguns senhores diretores, das periferias a impor um currículo mínimo, para pobrezinhos, e de sucesso garantido… Depois, para a Classe Média, e para a Alta, um ”ensinozinho” à séria!!! É isto a esquerda???? Uma perversão do currículo nacional que vai criar diferenças brutais entre Escolas??? Lamentável! Pagaremos caro estes desvarios!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here