Início Escola Educar Não É Encher A Mente, Mas Libertá-La Das Amarras –...

Educar Não É Encher A Mente, Mas Libertá-La Das Amarras – Vídeo

169
2

A linha entre educar e controlar é muito subtil. E os adultos geralmente ultrapassam esta linha. Pensamos que devemos, a todo o tempo, ensinar as crianças. É certo que as crianças têm muito o que aprender, porém não podemos conceber que nossa maneira de fazer as coisas e de ver o mundo é a mais válida, ou a única correta.

A função dos pais e professores não é criar cópias de si próprios, mas, pelo contrário, dar às crianças ferramentas para que possam desenvolver suas habilidades individuais. Educar é sinónimo de enriquecer, não de limitar.

A educação não consiste em ocupar a mente. Ao invés de preencher com ensinamentos, conceitos e maneiras de fazer as coisas, liberta as crianças para que sejam indivíduos capazes de pensar e criar a partir do que já têm latente em si.

A animação “Cloudy Lesson”(“Como fazer nuvens”, em livre tradução), nos ensina a ensinar. O curta conta a história de um avô fazedor de nuvens que, ao ver que as coisas não vão de acordo com o planejado, ensina ao neto que grandes ideias podem nascer de acidentes.

Extraído de Ríncon de la psicología

Fonte: Grande Arte

COMPARTILHE

2 COMENTÁRIOS

  1. É por isto que cada vez mais questiono os exames nacionais e esta forma do “ou vai ou racha” de preparação para os ditos. Já começo a ouvir professores a planearem eu sei lá quantas aulas antes dos respectivos exames.

    Ai, Jazuzzz……

  2. Confesso que ainda não tive tempo de ver o vídeo…vê-lo-ei mais tarde… Mas, para já, sempre que vejo um título daqueles, muito pseudo-filosófico/pedagógico… Fico com náuseas e vómitos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here