Início Notícias Educação Física e Artes, juntas no pré-escolar e 1º ciclo

Educação Física e Artes, juntas no pré-escolar e 1º ciclo

525
0
COMPARTILHE

A articulação vertical tem sido um problema. A mudança de ciclo, a mudança muitas vezes de escola, cria ondas de choque onde os alunos sentem algumas dificuldades de adaptação. Apesar de esta ter melhorado nos últimos anos, existe uma margem significativa que precisa de ser anulada.

A notícia agora dada pelo Secretário de Estado João Costa, é, seguramente, uma boa notícia. As fases sensíveis para um desenvolvimento salutar das crianças devem ser respeitadas e de nada adianta ter currículos ambiciosos no 2/3º ciclo e secundário, quando existem alunos a terminarem o 1º ciclo desprovidos de qualquer formação desportiva.

Esta boa ideia precisa agora de passar à prática, e essa tem sido a maior dificuldade por motivos que já expliquei vezes sem conta.

Educação física e artes serão áreas de currículo comum no pré-escolar e 1.º ciclo

(LUSA via Público)

“Alinhamento de áreas do currículo”

Entre essas orientações, João Costa destacou “em primeiro lugar” o “alinhamento de áreas do currículo” do pré-escolar com as áreas do primeiro ciclo, como por exemplo a educação física e a educação artística.

“Algumas das sugestões de trabalho sobre literacia e numeracia” também vão ser alinhadas com o que se vai fazer no primeiro ciclo, adiantou.

Segundo o governante, também há “um enfoque muito grande na dimensão formativa da avaliação tal como se está a recomendar para o primeiro ciclo”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here