Início Notícias Ed.Física | Notícia do ComRegras fez capa do Correio da Manhã

Ed.Física | Notícia do ComRegras fez capa do Correio da Manhã

487
0
COMPARTILHE

A notícia da não inclusão da Educação Física na média de acesso ao Ensino Superior foi dada em primeira mão pelo ComRegras e que podem ler aqui. Mas pelos vistos nem todos os jornalistas citam a fonte das suas notícias, talvez a partir de agora comece a dar notícias do CM dizendo… “O ComRegras sabe…”

A nota de Educação Física no Ensino Secundário ainda não vai contar para a média de acesso ao Ensino Superior no ano letivo que hoje começa. Depois de ter prometido reverter mais uma medida do ex-ministro Nuno Crato já em 2017/2018, o Ministério da Educação não conseguiu cumprir a promessa. O CM sabe que a alteração legislativa será contudo confirmada durante este ano letivo e entrará em vigor, para os alunos do 10º ano, a partir do ano letivo 2018/2019. Em 2019/2020 é alargada ao 11º ano e só em 2020/2021 será aplicada em todo o Ensino Secundário (do 10º ao 12º anos). “Houve um atraso no processo de revisão do diploma e os principais prejudicados são os alunos. Vários estudos provam que mais de dois terços dos alunos são prejudicados na média pelo facto de a disciplina não contar”, afirmou ao CM Avelino Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Associações de Professores de Educação Física (CNAPEF).

Em 2012, o então ministro Nuno Crato decidiu que Educação Física deixava de contar para a média de acesso, após várias queixas de alunos que falhavam a entrada em cursos como Medicina por terem notas fracas à disciplina. Apenas nos cursos ligados ao Desporto a nota continuou a pesar para o cálculo da média final.

O CM questionou ontem o Ministério da Educação sobre se a medida seria revertida este ano letivo e não obteve resposta. A tutela afirma contudo que “tem intensificado a aposta nesta área, tanto curricularmente como nas recomendações para as Atividades Extra Curriculares e no Desporto Escolar”, frisando que “a aposta e valorização da disciplina de Educação Física, incluindo no Secundário, prossegue”. O ministério garante ainda que tem estado em diálogo com as associações representativas desta área.

Educação Física ainda sem contar para a média

(Bernardo Esteves – Correio da Manhã)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here