Início Editorial E tudo (re)começa…

E tudo (re)começa…

347
1
COMPARTILHE

O ano letivo 2017/2018 começa oficialmente e os próximos dias serão marcados por notícias contraditórias sobre a tranquilidade ou falta dela nas Escolas Públicas.

Este será o primeiro ano de uma reforma (mais uma) onde mais de 200 escolas vão testar a chamada “flexibilização curricular”. Não sabemos se será uma reforma para ficar ou apenas mais uma, a realidade é que ela está aí e brevemente chegará aos restantes agrupamentos.

Será também um ano em que pode finalmente chegar ao fim o descongelamento das carreiras, mas será mais um ano em que o corpo docente ficará mais envelhecido e esta dura realidade precisa de ser encarada de frente.

Sendo este um blogue com origem na temática da (in)disciplina, não posso deixar de referir este assunto e lembrar que esta matéria ainda não foi devidamente tratada pelo Ministério de Educação, algo que é recorrente nos seus sucessivos ministros. Continua, infelizmente, a ser um assunto tabu e sinto que tirando este espaço, de pouco ou nada se fala de (in)disciplina nas devidas instâncias, sejam diretores, pais, professores ou outros blogues de educação.

As escolas organizadas estarão um passo à frente em lidar com esta problemática, os professores que apliquem uma política de proximidade com os seus alunos terão certamente menos problemas, os pais devem assumir as suas responsabilidade e ser parceiros dos professores, os assistentes operacionais devem manter o profissionalismo apesar dos baixos ordenados e escassez de recursos. E os alunos? São determinantes, serão eles responsáveis pelas suas escolhas, independentemente dos seus passados e dos seus presentes…

Todos nós fazemos a escola, todos nós podemos decidir que escola queremos e precisamos. Façamos o nosso trabalho, façamos as nossas opções, conscientes que apesar da divergência todos temos o mesmo objetivo – o sucesso dos alunos!

Um bom ano letivo para todos 😉

COMPARTILHE
Artigo anteriorVale a pena estudar?
Próximo artigoPois…

1 COMENTÁRIO

  1. Mais um ano lectivo vai começar. Sim, cada ano é sempre iniciado com mudança. Como Professores somos apanhados de surpresa, assim como os alunos e os pais.
    Temos de unir forças e fazer com que este ano lectivo seja despojado de resiliência, de ética, de deontologia e de cooperação.A escola é uma instituição onde impera a aprendizagem e a cultura.
    Docentes e Não docentes, somos quem faz a escola funcionar.
    Um bom ano para todos nós, bem o merecermos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here