Início Escola Mais duas disciplinas que vão passar a contar para a média de...

Mais duas disciplinas que vão passar a contar para a média de acesso ao E. Superior

10335
5
COMPARTILHE

A disciplina de Educação Física já devia estar a contar para a média de acesso ao Ensino Superior, mas conforme expliquei no artigo “Afinal, Ed. Física ainda não vai contar para a média de acesso ao E. Superior“, só no próximo ano letivo é que a disciplina irá contar e para os alunos que ingressarem no 10º ano. Segundo o ComRegras apurou, o “preto no branco” deve sair até ao final do presente ano letivo, pelo menos é esse o desejo do Ministério de Educação.

Mas a Educação Física não é a única disciplina que vai passar a contar para a média de acesso ao Ensino Superior, a nova disciplina que já está a ser lecionada nas escolas que aderiram ao projeto de Flexibilização Curricular, intitulada, Educação para a Cidadania e Desenvolvimento Pessoal, também vai contar para a média de acesso ao Superior em virtude do alargamento da Flexibilização Curricular a todas as escolas. Esta disciplina deve ser encarada como uma disciplina igual às restantes, onde os alunos terão(têm) uma avaliação quantitativa.

Trata-se de uma disciplina de formação transversal que abrange uma série de aspetos relacionados com a nossa sociedade, nomeadamente: educação para os direitos humanos; educação ambiental/desenvolvimento sustentável; educação rodoviária; educação financeira; educação do consumidor; educação para o empreendedorismo; educação para a igualdade de género; educação intercultural; educação para o desenvolvimento; educação para a defesa e a segurança/educação para a paz; voluntariado; educação para os media; dimensão europeia da educação; educação para a saúde e a sexualidade.

É por isso de prever que no próximo ano letivo as médias comecem a ser ligeiramente diferentes, se do lado da disciplina de Educação Física já se sabe que apenas uma minoria será prejudicada (apesar do que muitos dizem e que tentam enganar a comunidade educativa), a disciplina de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento Pessoal é uma total desconhecida e como tal uma incógnita.

Mas por muito que as médias sejam importantes, há vida além das médias e há princípios e aprendizagens que são bem mais importantes que as ditas. A escola tem um papel importante na passagem de valores e forma de estar na sociedade que nos devem nortear, permanecendo connosco até ao fim dos nossos dias, contem ou não para a média. Infelizmente nos dias que correm, o mais importante para os alunos, pais e escolas são as médias, tornando a escola escrava de resultados, desvalorizando aquilo que é a sua real função – as aprendizagens e a preparação dos alunos para a sociedade.

Alexandre Henriques

5 COMENTÁRIOS

  1. A média do secundário não devia contar para o acesso ao ensino superior, isto é uma injustificável perversão do sistema. As condições de acesso têm que ser o mais equitativas possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here