Início Escola A disciplina do “Big Bang”

A disciplina do “Big Bang”

125
0

big-bang1Além de implodir com o ministério de educação, Nuno Crato hasteava a bandeira da disciplina como uma das suas principais causas antes de se tornar ministro. Em fim de mandato de Maria de Lurdes Rodrigues, sempre que este senhor tinha tempo de antena, prometia mundos e fundos no reforço da autoridade do professor e respeito pela classe.

Pois é, mais um ministro vai passar e na prática pouco mudou neste departamento. O novo estatuto do aluno, apesar de ser mais rígido do que o seu antecessor, apresenta umas pérolas dignas da imaginação mais fértil, como um aluno ser suspenso por violar de forma reiterada o dever de assiduidade conforme consta no nº8 do artigo 21º, ou a obrigatoriedade de se realizarem conselhos de turma à 3ª participação disciplinar do mesmo docente ou 5ª interpolada. Sobre esta última, irei debruçar-me futuramente pois necessita de uma reflexão mais profunda…

Mas o que o Sr. Ministro sabe mas não pode, ou não quer dizer, é que sem recursos pouco pode ser feito. A falácia dos contratos de autonomia em que por mais competentes que fossem os planos de combate à indisciplina a resposta do MEC foi “excelente, desde que não ultrapassem os recursos existentes na escola”. Assim se provaram as verdadeiras intenções que este MEC evidenciou ao longo do seu mandato. O que interessava era ficar bem na fotografia…

Com os recursos a diminuir, restou às escolas que quiseram encarar esta problemática olhos nos olhos, depositar, uma vez mais, as suas esperanças na capacidade de trabalho dos professores, apelando ao seu sentido de responsabilidade – o tal “amor à camisola”.

O mandato vai terminar sem que se saibam dados concretos sobre o aumento ou a diminuição da (in)disciplina. A sociedade deveria ter acesso a essa informação e este blog quer contribuir para isso, desde que as escolas queiram ser parceiras da verdade.

 A disciplina nas mãos desde ministro foi como o “big bang”, não passou de um grande estouro…

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here