Início Vários Desliguem por uns dias…

Desliguem por uns dias…

161
5

Os finais de período são completamente loucos para os professores, a azáfama nas salas de diretores de turma, as reuniões de avaliação onde em clausura se sentam professores com as suas ideologias, personalidades, conflitos internos e egos diferenciados, levam a picos que à distância do tempo mais não são que momentos de irracionalidade, numa manifestação clara do cansaço acumulado.

É preciso desligar, acalmar, pensar nos nossos e não tanto nos outros. É preciso acordar de manhã sem pensar que vou ter aquela turma chata, aqueles testes para corrigir, aquela aula para preparar, aquele relatório para fazer… é preciso tempo para sermos nós próprios, tirarmos a máscara, baixarmos as defesas e afastarmo-nos de um meio tão exigente, intenso e por vezes tão agressivo como é a escola. Pelo nosso bem e pelo bem dos nossos alunos…

A pausa natalícia é assumidamente uma pausa para os professores, sem vergonha de o assumir como tal e sem vergonha de aceitar que a maioria dos professores descansam alguns dias, apesar de não estarem de férias.

Peso na consciência? Zero…

Esta pausa letiva é para muitos professores, uma compensação pelas inúmeras horas extraordinárias que dão à sua escola. Não são todos, é verdade! Mas são muitos… Pessoalmente não me sinto em dívida, vos garanto que não fico a dever nada… para terem a noção, no dia 3 quando regressarmos, já tenho serviço extraordinário para cumprir…

Desejo a todos, em especial para quem nos segue, votos sinceros de boas festas.

Alexandre Henriques 

 

COMPARTILHE

5 COMENTÁRIOS

  1. Trazer TPCs para fazer na interrupção do Natal?
    4 meses de trabalho intenso já chegou!

    Depois não nos queixemos do burnout e da exaustão.

    Bom descanso.

    • Tenho de fazer umas fichas de recuperação para alunos que ingressaram mais tarde nos cursos profissionais e avançar com o estudo sobre indisciplina com os dados das escolas. Se não é agora depois ainda é pior…
      Bom descanso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here