Início Rubricas A Democracia trouxe mais um “F” aos 3 da Ditadura!

A Democracia trouxe mais um “F” aos 3 da Ditadura!

69
2

wip-facebook-results-oct-29-results

Nos tempos em força da ditadura de Salazar, o próprio “impunha!” a que em pleno se “utilizassem” os 3 “F´s” de Futebol, Fátima e Fado, que entretinham tantos e tantos e que faziam “ não ter que se pensar” e “ele, ele e eles, pensavam e decidiam por nós”.

O resto – a maioria – era, éramos, uma massa amorfa, quanto menos pensássemos, melhor. Apostava-se muito na formatação do pensamento igual e os referidos 3 F´s, faziam parte desses processos.

E, era curioso, essencialmente, para quem nunca gostou de nenhum destes 3 F´s – e nem teria nada a ver com políticas, como hoje não terá, e continua a não gostar – verificar como os mesmos serviam tão bem os propósitos que os incitavam – a ditadura – a existir e a “partilhar”, como hoje por tudo e nada se diz.

E, em frente aos Estádios de Futebol, podiam ver-se automóveis estacionados com senhoras no lugar do morto a fazer costura, enquanto o marido ia ver o jogo, e se necessário beber uns copos antes de chegar junto da “esposa”. Aqui deu-se uma grande evolução e hoje, a mulher também vai excitadamente ao Futebol, ou até vai só, e também vai aos copos! Ver para crer! Se dúvidas houver.

As idas a Fátima eram bem quistas e até incentivadas, e hoje até pelos meios de comunicação social são acompanhadas em directo e a cores.

O Fado, era a música do País com a “Saudade e Pena” em força, e hoje é Património Imaterial da Humanidade, e cá dentro o mais bem aproveitado possível.

Claro que quem, hoje, ainda não gosta e não utiliza qualquer destes 3 F´s, é encarado com tendo muito mau gosto e até talvez, sendo um pouco “anormal”. Mas ainda se pode nestes casos livremente escolher e até dizer, antes, só se podia escolher mas, não convinha, dizer. Alguma diferença na forma do antes para hoje, mas talvez não no conteúdo.

E hoje a estes 3 F´s, temos que por certo “ter” que acrescentar outro, mais global e muito actual, o Facebook, que encanta talvez 99% da população, que usa e por certo muitíssimo bem, “partilha”, em grande parte do seu tempo diário, no Face. Para ler, falar, postar e mais que possa fazer.

Mas por certo escrito “isto”, por um anormal, não tenha qualquer razão de ser feito, mas neste aspecto a Democracia ainda não virou totalmente Ditadura, mas está-se a aproximar.

Talvez estes 3 F´s mais 1, ocupem hoje demasiado tempo de todos e cada um e não deixem tempo para noutros” temas pensar”, ficando tudo muito formatado ao mesmo, muito igual, em pensamento. Ou não!

Augusto Küttner de Magalhães

Reconheces alguém? Reconheceste a ti?

COMPARTILHE

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here