Início Escola Debater Escola Pública | Férias Escolares

Debater Escola Pública | Férias Escolares

343
0

Debater Escola Pública

Considero a reflexão e o debate uma carência do mundo educativo e julgo que os blogues desempenham um papel essencial nessa área. Depois do manifesto Pela Escola Pública e após algumas conversas entre os seus subscritores, concluímos que urge aprofundar o debate apontando caminhos que possam levar a uma melhoria do sistema educativo. Não vamos falar a uma só voz, pois o debate deve ser livre, aberto e fértil em diferenças.

Cada mês será lançado um tema para reflexão. O ComRegras irá começar e ficará responsável por “alertar” sempre que surja um novo texto, no final do mês fará uma síntese do que foi dito.

O tema deste mês são as Férias Escolares e como já abordei o assunto num passado recente (aqui e ali), fica a minha visão mas em modo mais telegráfico.

Férias Escolares

As férias escolares são um bem essencial para a comunidade educativa. Um dos fatores que considero prejudiciais ao desempenho escolar é a fadiga escolar. As relações, as pressões e as obrigações vão queimando o tecido social, sendo por isso uma necessidade e não um luxo o afastamento obrigatório.

Está na altura de estabilizar o calendário escolar, evitando períodos muito longos como acontece no primeiro período.

O atual modelo social precisa de ser mais family friendly, estabelecendo horários que permitam à família ser mais família, criando legislação que possibilite um maior acompanhamento dos filhos, algo há muito instituído nos “modelos” nórdicos.

O horário escolar devia dar mais tempo livre aos alunos (veja-se em baixo o caso da vizinha Espanha) e consequentemente o horário dos pais devia ser ajustado a estes e não o contrário. Podíamos começar por um ajuste na função pública, ou parte dela, como teste piloto e depois estender ao resto da sociedade. Alguns podem argumentar com a produtividade baixa do povo português e que iria baixar ainda mais, mas essa baixa de produtividade não estará mais associada às fracas condições laborais?

horário espanhol horário espanhol_1ºc

O que fazer aos miúdos durante as férias escolares? Esta é a questão de milhares de pais e quando elas surgem é preciso “descalçar a bota”. Julga-se que a escola é a solução até por ser o habitat  natural dos alunos ao longo de 9 meses. No entanto, como já referi, o afastamento é uma necessidade…

As autarquias podem e devem organizar-se com as associações/clubes locais para dinamizá-los e “angariar” futuros praticantes. É um caminho com poucos custos e que algumas já o fazem e bem. Outras preferem utilizar a escola como é o caso da Câmara do Cadaval.

Existem outras alternativas, mais restritas aos grandes centros e que podem, desde que não se torne “escola” em tempo de férias, ajudar a descobrir uma vocação que teima em ficar escondida, falo da “Escola de Férias” e que podem consultar aqui vários exemplos.

Não podemos é continuar a ter: calendários escolares mutantes; falta de diálogo entre a tutela e comunidade educativa sobre uma matéria tão importante;  pressão laboral sobre os pais; e acima de tudo não tornar a escola um depósito de alunos, justificando com uma conceção socialmente errada.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here