“Mai nada”… Na china é a doer, quem é apanhado a copiar arrisca-se a ver o sol aos quadradinhos durante 7 anos… 7 anos… Se prisão é ridícula em si, o que dizer da duração. Outras realidades…
Mas este é um problema intemporal e pelos vistos de amplitude planetária. Mais vale começar a fazer testes de consulta e mesmo assim não quer dizer que os resultados sejam melhores.
Uso de cábulas punido com pena de prisão
Segundo o Ministério da Educação, nas últimas semanas foram detidos 170 suspeitos e apreendidas seis mil peças de material, incluindo informação sobre o exame comercializada ‘online’ e equipamento utilizado para copiar. De acordo com relatos na imprensa local, com base em 84 casos ouvidos em tribunal entre 2012 e 2015, os produtos e dispositivos utilizados por cábulas variam entre relógios, auscultadores e t-shirts com recetores, até equipamento usado em espionagem. A contratação de substitutos que se fazem passar pelo candidato, um dos esquemas mais recorrentes nos últimos anos, tem também sido alvo de maior controlo pelas autoridades, destacou a agência oficial chinesa Xinhua.
Só para lembrar que por cá…
Maioria dos alunos universitários acha normal (e até aceitável) copiar num exame
E se quiserem podem (re)ler um artigo que fiz sobre esta matéria.
Infiltrei-me no mundo do “Inimigo”… – A Cábula!