Início Escola As novas tutorias estão a funcionar?

As novas tutorias estão a funcionar?

43
0
COMPARTILHE

Ainda é cedo para sabermos a resposta, mas é uma matéria que me interessa bastante e fica a promessa que caso não sejam publicados dados sobre o assunto, eu próprio tentarei obtê-los.

As tutorias já existem há muito, mas este foi o ano onde estas tomaram uma importância acrescida por estarem a substituir os mal-amados cursos vocacionais. É uma bandeira deste governo.

A primeira e grande dificuldade dos professores tutores será seguramente a assiduidade dos alunos. A primeira e grande dificuldade para as direções escolares, é ter professores com o perfil adequado para lidar com este tipo de miúdos. Cada escola é uma realidade com dificuldades muito específicas e que nem sempre se ajustam ao modelo vigente.

Não é preciso ser um génio para perceber que o segredo para uma tutoria eficaz, está na relação que se estabelece entre aluno e professor. A empatia é um pilar do sucesso escolar, o investimento que as faculdades fazem na formação cientifica dos professores, devia ser equivalente à formação emocional na abordagem aos alunos. A aprendizagem, o sucesso, é sempre mais fácil quando existe um clima de confiança, respeito e afinidade entre os envolvidos, alunos e professores.

A jornalista Clara Viana está de parabéns por ser a primeira a levantar um pouco o véu ao trabalho realizado nas escolas. Espero que no final do ano surja uma avaliação imparcial que permita melhorar um modelo que tem potencial, mas que peca pelo número de alunos atribuído a cada professor – 10!

Alexandre Henriques

Novos professores tutores querem mudar comportamentos

Como chegar a alunos que muitos deram como perdidos? Mais perguntas do que respostas

(Público)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here