Início Boas Práticas Agrupamento de Escola de Pinhal de Frades | Programa de Educação para...

Agrupamento de Escola de Pinhal de Frades | Programa de Educação para Valores – Dez Anos… Dez Valores!

195
1

O Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades – uma Escola “ComRegras” naturalmente 😉 – está de parabéns pelo vasto programa de educação para a cidadania que tem implementado na sua escola. É um programa multifacetado que entre outras coisas, aposta na formação cívica, tendo criado uma Oferta Complementar intitulada SER+ (Saber +, Experimentar + e Refletir +); com uma disciplina de frequência obrigatória de 45 m semanais.

Não deixa de ser curioso que agora a tutela volte a falar de uma educação mais centrada no indivíduo, na cidadania. Escolas como a de Pinhal de Frades começam um passo à frente, provando que a estabilidade é muitas vezes o melhor caminho…

Parabéns!


Programa de Educação para Valores

 

“Dez anos… dez Valores!”

 

Educar é colaborar na construção de uma sociedade mais justa e mais solidária. Esta nobre tarefa exige, por isso, mais do que nunca, a participação articulada entre a Escola e as Famílias. O presente projeto procura ir ao encontro desta necessidade e ajudar os jovens no sentido de os orientar nesta caminhada de valores.

O Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades aposta, desde o ano letivo 2014/2015, na implementação de um Programa de Educação para Valores – “Dez anos…dez valores”, no âmbito da Literacia Social.

Dez anos… dez Valores pretende promover, junto dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, as competências essenciais ao seu desenvolvimento integral enquanto pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.

O Programa  Dez anos… dez Valores pretende, junto de cada aluno, estimular, através de vasto conjunto de estratégias, metodologias e recursos, a interiorização de valores que contribuam de forma positiva para a formação do seu caráter.

Para que os alunos, após o seu percurso escolar realizado no Agrupamento de Escolas de Pinhal, possam sentir-se mais aptos e seguros para enfrentar os desafios e, eventualmente, as intempéries da vida, foi estabelecido o seguinte Referencial de Valores:

 

Pré-escolar—PARTILHA;

1º ano—FAMÍLIA;

2º ano—AMIZADE;

3º ano— HONESTIDADE;

4º ano— RESPONSABILIDADE;

5º ano—TOLERÂNCIA;

6º ano—LEALDADE;

7º ano—RESPEITO;

8º ano—HUMILDADE;

9º ano—DIGNIDADE.

 

A Coordenadora,

Elsa Mouzinho

 

 

Se quiserem partilhar as vossas boas práticas, enviem para [email protected]

 

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here