Agredir um professor é dos atos mais desprezíveis que pode existir. Os Açores dão um excelente exemplo de como apoiar, valorizar e reforçar a autoridade dos seus professores. Já o disse que acho inconcebível assistir a notícias de agressões a professores e não ouvir uma palavra, um comunicado do Ministério da Educação, a criticar tal ato e/ou a oferecer apoio aos seus professores. Alguns dirão que essa é a responsabilidade dos Sindicatos, também, mas a chefia devia apoiar os seus funcionários e passar uma imagem de efetiva proteção.
É assim que também se conquista os professores…
O Governo dos Açores aprovou hoje um decreto regulamentar reforçando o poder e a autoridade dos professores nas salas de aulas dos estabelecimentos de ensino do arquipélago.
O diploma regulamenta o procedimento para assistência jurídica ao pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na Região Autónoma dos Açores.
Esta nova regulamentação tem como objectivo principal proteger a integridade do professor, física e moral, em caso de ofensa por parte de aluno ou de encarregado de educação, apoiando o exercício dos mecanismos judiciais ao seu alcance”.
Compete à Região Autónoma dos Açores suportar os encargos daí decorrentes nas situações em que estejam reunidos os requisitos para o efeito”.
“A assistência jurídica tem as modalidades de consulta jurídica e de apoio judiciário, aplicando-se aos processos judiciais em que os docentes sejam demandados ou demandantes por factos decorrentes do exercício de funções com alunos e encarregados de educação”, lê-se no diploma aprovado hoje pelo governo no Pico
“Desta forma, reforça-se também o princípio da autoridade do docente no seio da comunidade escolar”, conclui a nota governamental.
Fonte: Correio dos Açores
As Ilhas dos Açores são sempre um exemplo a seguir. Nenhum profissional deve ser ameaçado ou agredido, nomeadamente os Professores.
Infelizmente não temos apoios nem do MEC nem muitas das vezes dos Agrupamentos e colegas.
Que sigamos o exemplo dos Açores.
Verdade.
Temos que estar unidos.
Para já através do email: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100027883220692
Verdade … tem de ser generalizado
SEM DÚVIDA … temos que estar unidos. Para o efeito mantemo-nos em contacto e partilhe o email
[email protected]