Home Sociedade A melhor forma de introduzir a atividade física no dia-a-dia dos seus...

A melhor forma de introduzir a atividade física no dia-a-dia dos seus filhos

93
0

Existe uma consciência cada vez maior da importância da actividade física nos nosso hábitos regulares, especialmente numa altura em que é cada vez mais importante combater os hábitos sedentários. O estilo de vida moderno, com todas as novas tecnologias e outras comodidades, levam-nos a permanecer cada vez mais tempo dentro de casa e a sair cada vez menos.

 

Importa por isso habituar desde logo as crianças a terem hábitos regulares de actividade física, incluindo a prática desportiva. A internet, mas também os jogos de computador, são uma tentação muito grande que afastam os jovens de hoje de um maior esforço físico e, muitas vezes, os pais acabam por recorrer a esse expediente, num misto de falta de tempo e de comodidade preguiçosa, de forma a manterem os seus filhos calmos, quietos e sob o seu olhar controlador.

 

Assim, faz cada vez mais sentido procurar formas alternativas de introduzir a actividade física no seu quotidiano e no dos seus filhos, até porque a recente pandemia do novo coronavirus levou a um reforçar desse recolhimento doméstico. E numa altura em que a prática desportiva de sofá aumentou, seja através dos serviço de streaming ou através das apostas desportivas em sites online como o Bettilt, é fundamental encontrar alternativas reais, que aumentem os seus níveis de motivação e, consequentemente, de bem-estar físico e psicológico.

 

ESTIMULE A COMPONENTE DE ENTRETENIMENTO EM VEZ DA DE COMPETIÇÃO

Muitos pais inscrevem os seus filhos num desporto, mas acabam por o encarar com um olhar errado. Numa tenra idade, o desporto deve ser visto como um entretenimento e não como uma competição. É especialmente nestas idades que faz sentido a máxima de que o importante é competir e não quem ganha ou quem perde. Independentemente do desporto praticado, é importante inscrever os seus filhos numa actividade que gostem e deixa-los desfruta-los. Mesmo que a habilidade técnica e a vocação para esse desporto não seja a melhor, o importante é enfatizar a parte divertida, até para que eles descubram e tenham a certeza de qual é a sua actividade física favorita.

 

ESCOLHA UMA ACTIVIDADE QUE SEJA APROPRIADA PARA A SUA IDADE

Muitos pais procuram inscrever os seus filhos no futebol, ou não fosse o desporto-Rei a modalidade mais popular em Portugal. No entanto, existe toda uma série de actividades físicas, colectiva ou individuais, que o seu filho pode experimentar. O fundamental é escolher algo que seja apropriado para o seu desenvolvimento físico. Por exemplo, para um jovem com 6, 7 ou 8 anos, levantar pesos ou correr a maratona pode não ser o mais indicado, mas andar de bicicleta, jogar à bola ou nadar são óptimas actividades para o desenvolvimento físico e mental dos jovens nestas idades.

 

PROVIDENCIE UM AMBIENTE SEGURO

Um pormenor extremamente importante para garantir a segurança dos seus filhos durante a actividade física passa por providenciar todo o equipamento e o ambiente certo para que estejam e se sintam seguros. Nenhuma criança se vai divertir ou querer repetir uma actividade onde se tenha magoado ou sentido que estava em perigo. Assim, é importante comprar roupas adequadas e confortáveis, assim como todo o material individual de protecção, caso seja necessário. Para isso, é também fundamental que planeie com antecedência os dias em que o seu filho tem treinos ou jogos, para que não falte nada para que possa desfrutar em pleno.

PARTICIPE TAMBÉM COM OS SEUS FILHOS EM ACTIVIDADES FÍSICA

É importante que os seus filhos compreendam que a actividade física faz parte do dia-a-dia da família. Não tenha medo, por isso, de incluir nos vossos hábitos de entretimento pequenas actividades ao ar livro, jogos ou outras actividades físicas. Saiam para caminhar ao fim-de-semana, façam jogos com raquetes ou com bolas, nadem na praia ou andem juntos de bicicleta. É fundamental que a actividade física seja apenas mais uma coisa que costumam fazer, do que a excepção que confirma a regra nos seus hábitos quotidianos.

ESTABELEÇA LIMTIES PARA DETERMINADAS ACTIVIDADES

Qualquer jovem deve ter a liberdade de experimentar e de fazer aquilo que gosta, mas tudo deve ter um limite e estes devem estar bem estabelecidos desde o início. Falamos obviamente de actividades que incluem ecrãs, como assistir televisão, jogar computador ou estar na consola diariamente. É fundamental que estas actividades tenham um horário definido durante a semana e os dias do fim-de-semana, até para que contrastem com as actividades físicas e no exterior. Assim, estabeleça um calendário juntamente com os seus filhos, que seja justo e equitativo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here