Início Família A adolescência não obriga a descarregar extintores e a partir hotéis

A adolescência não obriga a descarregar extintores e a partir hotéis

1445
4
COMPARTILHE

Uma Mãe de um ex-aluno perguntou-me, há uns anos, o que eu achava de o seu filho, na altura no 12º ano, ir a uma viagem de finalistas.
Rapidamente percebi que a dita viagem era daquelas que vemos reportar todos os anos; 7000 adolescentes numa vila no sul de Espanha durante uma semana.

Manifestei uma opinião negativa e sugeri-lhe que propusesse ao filho que combinasse com dois ou três amigos irem por essa Europa fora, de mochila às costas usando o Inter Rail.
O filho, perante o não paterno à ida na viagem dos 7000, não teve outro remédio senão acolher a sugestão.

Voltou feliz, ao fim de 15 dias, contando, seguramente não tudo, várias peripécias da viagem, o que se divertiram, como se safaram sozinhos de inevitáveis percalços e as amizades que fizeram.

A Mãe, confidenciou-me, mais tarde, que o sentiu desde esta experiência, mais solto, mais autónomo e, surpresa, a colaborar, como nunca, na vida da casa.

Foi, então, possível termos uma conversa mais profunda sobre este verdadeiro negócio, nada escrupuloso, das viagens de finalistas em pacote.

Vão com monitores treinados e musculados (quando não há autoridade em casa os adolescentes adoram pais substitutos, literalmente, musculados), rodeados de segurança, e embebedam-se todos os dias, por vezes até ao coma alcoólico, dançam até à exaustão, o sexo pode acontecer e, dadas as circunstâncias, quase sempre sem protecção, acordam de tarde e vivem de noite repetindo, incessantemente, as mesmas festas, “partem tudo”, como gostam de dizer perante as câmaras da televisão, num frenesim incontrolado, cercados, sem darem por isso, na vila escolhida, não ganhando um pingo de autonomia e não acrescentando um átomo do que quer que seja às suas vidas, a não ser testes de resistência ao álcool e ao desgaste muscular.

As empresas da especialidade prosperam, os Pais, inconscientes, gostam e, portanto, fica tudo contente.

No recomeço das aulas os Professores apanham os cacos.

João Rangel de Lima

Retirado da página FaceProf

COMPARTILHE

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here