Início Notícias 380 milhões € gastos em chumbos? Diminuam o número de alunos por...

380 milhões € gastos em chumbos? Diminuam o número de alunos por turma!

165
0
COMPARTILHE

Desde abril que sabemos que as escolas que são Territórios Escolares de Intervenção Prioritária (TEIP) terão uma redução do número de alunos por turma.

As do 1.º ano terão no máximo 24 alunos e no 5.º e 7.º terão no mínimo 24 e no máximo 28.

No 10.º ano, nos cursos científico-humanísticos, ensino artístico especializado e artes visuais e do espetáculo o número mínimo desce para 20 nas disciplinas de opção, com 28 como número máximo de alunos.

Já sabemos que o orçamento é quem mais ordena, mas a redução do número de alunos por turma devia ser vista como uma prioridade educativa. Os professores teriam mais tempo para um ensino mais individualizado, a indisciplina diminuiria e as retenções tinham obrigatoriamente que baixar. Os tão falados 380 milhões que gastamos em retenções todos os anos podiam perfeitamente ser canalizados para esta redução de alunos por turma, se não todo, pelo menos uma parte significativa. É um investimento, claro que é, tem riscos, claro que tem, mas há investimentos e riscos que vale a pena correr quando o que está em cima da mesa é o mais importante para o futuro do país – a Educação.

Ao menos que tivessem permitido às escolas gerirem a constituição das atuais turmas, impondo um compreensível limite de número turmas, mas nem isso foi feito.

Professores criticam que a redução de alunos por turma ocorra apenas em algumas escolas

(LUSA via Expresso)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here