Início Escola 1º Ciclo | “Hoje não temos tempo”

1º Ciclo | “Hoje não temos tempo”

6331
6
COMPARTILHE

O 1º ciclo atualmente é isto?


“Isto tudo para não contrariar os professores titulares de 1º ciclo que nada mais querem do que sair mais cedo!…”

Caro Cláudio, nada mais errado que o seu pensamento:

-antes de existirem AEC, quando a monodocência era real e os professores organizavam as suas planificações diárias, sem estarem sujeitos a dar X aulas semanais de Português e Y aulas de Matemática, quando a carga curricular era aceitável e não havia 4 ou 5 livros por disciplina (para que as Editoras tenham lucros e os pais exijam que “sejam feitos porque os compraram”), os professores do 1.º Ciclo tinham tempo;

– quando os edifícios escolares não tinham ginásios e eram de reduzidas dimensões, os horários eram, na sua maior parte, duplos- 8 às 13, um turno,e, 13:15 às 18:15, outro turno; os professores trabalhavam 5 horas e tinham uma manhã ou uma tarde para a sua componente individual; no horário normal, saiam todos os dias às 15:30.

-não havia a indisciplina que existe atualmente, nem alunos deprimidos, ensonados, doentes de cansaço; todos os tempos eram aproveitados e a Expressão Física era lecionada, tal como a Expressão Dramática e Musical; lembro-me perfeitamente de apresentar ‘peças teatrais’ aos pais, de ensaiar canções para as festas, de fazer eu própria os exercícios físicos ( baseados em jogos tradicionais) com os alunos.

Havia tempo para nos juntarmos com outras Escolas, para projetos comuns, dias de convívio, piqueniques, corridas e jogos ao ar livre nos espaços verdes, passeios a pé pelas localidades, descobrindo o Património.

O que está errado hoje, que nada disto é possível?

As AEC não vieram retirar horas aos professores do 1.º Ciclo- vieram acrescentá-las. Vieram trazer Reuniões, Supervisões, Avaliações… A “Escola a tempo inteiro”, o Currículo, a introdução da divisão disciplinar…tudo isso retirou qualidade ao ensino, saúde às crianças e aos professores, que não têm alternativa a não ser deixar as Expressões para os colegas das AEC, que têm uma formação técnica , enquanto a do monodocente é adaptada à faixa etária da infância (até aos 9/10 anos).

Como fazer de outra forma? Hoje, não temos TEMPO! Quanto maior a sobrecarga de horas letivas e de conteúdos, menor a rentabilidade e a qualidade das aprendizagens. Sono, desalento, enfado. Isso é o que se sente nas salas de aula do 1.º Ciclo. Nem tecnologia, nem informática, nem diversificação de métodos. O cansaço não permite às crianças apreciar quase nada.

NÃO VEJO O BRILHO NO OLHAR. NÃO VEJO O ENTUSIASMO DE OUTROS TEMPOS.

Serei só eu?

Fátima Brás


Comentário retirado do artigo Os professores do 1º ciclo vão dar Educação Física?

COMPARTILHE

6 COMENTÁRIOS

  1. Sim, é verdade, as AEC acrescentaram tempo e retiraram espaço. Hoje, para organizar a sala de aula, para preparar atividades e repensar o espaço de aula, ou venho mais cedo, ou fico até depois das 17h30m, ou faço em casa o que é possível fazer em casa. Sem desprimor para os colegas das AEC que fazem o que podem com o pouco que têm.

  2. Não Fátima, infelizmente não só os seus olhos que constatam esta triste realidade… nem os miúdos, nem nós conseguimos combater esta insanidade! A sociedade vai pagar muito caro por não se pensar na saúde dos alunos e dos professores!

  3. O meu filho mais novo não frequenta as AECS, mas os dois mais velhos frequentaram. Atualmente, eu consigo às 15:30 buscá-lo à escola, contudo para muitos pais é impossível, tendo em conta os horários laborais. Quero com isto dizer que, as AECS vieram trazer aos muitos pais uma poupança ao final do mês, porque se as mesmas não existissem, os miúdos estariam na mesma sem tempo para brincar, para estarem em suas casas, porque estariam entregues aos ditos ATLS, que não são o que são, ou seja: Atividades tempos livres… Portanto, os meninos estariam cansados, sonolentos e sobrecarregados na mesma! Mas, não podemos esquecer que isto implica uma grande despesa para muitas famílias, principalmente tendo mais do que um filho… É como tudo, tem seus prós e contras. Tenho pena que a fatura maior, recaia sobre as crianças, mas num país em que os pais têm de trabalhar o dobro do que antes, para receberem o mesmo, é praticamente impensável gerir a esfera familiar de outra forma.

  4. Eu sou do tempo havia turnos e saia á 13h15. Felizmente podia ir para casa dos meus avós. Mas mesmo quem não tinha essa possibilidade, tinha Atividades de Tempos Livres, onde se faziam actividades bastante interessantes. Cheguei a frequentar e eram muito giras portanto não existia preocupação de os deixar em qualquer lado. E atualmente é que os ditos ATLs sobrecarregam as crianças deixando as cansadas . Porque na minha altura fazíamos o que queríamos. Os trabalhos de casa, como a palavra diz eram feitos em casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here